Fortalecendo a Cultura em Carutapera: Saiba o que é o Programa Nacional de Cultura

O que é o Programa Nacional dos Comitês de Cultura?

O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria dos Comitês de Cultura, lançou o Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), iniciativa que tem como objetivo ampliar o acesso às políticas públicas de cultura, fortalecendo a democracia e a participação popular e cidadã no âmbito das políticas socioculturais e do Sistema Nacional de Cultura (SNC).

Fortalecendo a Cultura em Carutapera: Saiba o que é o Programa Nacional de Cultura
Foto: Programa Nacional dos Comitês de Cultura/Divulgação

O papel dos Agentes Territoriais de Cultura

Como parte integrante do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), os Agentes Territoriais de Cultura (ATC), conforme o inciso IV do art. 5º da Portaria MinC n° 64/2023, são:

“Pessoas físicas, selecionadas por meio de editais, representativas da diversidade social, cultural, étnico-racial e de gênero de suas localidades, com conhecimento acerca das dinâmicas culturais e territoriais de suas comunidades, onde realizarão ações de mapeamento participativo, comunicação e mobilização social, mediante formação continuada, que contribuam para o desenvolvimento territorial.”

A territorialização das ações dos agentes tem como referência as 510 Regiões Imediatas Prioritárias em cada unidade da federação, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No Maranhão, foram habilitados 23 Agentes Territoriais de Cultura, distribuídos em 23 Regiões Imediatas, que serão responsáveis por auxiliar e desenvolver atividades de mobilização social, formação em direitos e políticas culturais, apoio à elaboração de projetos e parcerias, comunicação social e difusão de informações sobre políticas culturais.

A atuação na Região de Governador Nunes Freire

A Região Imediata de Governador Nunes Freire, que compreende 14 municípios (Amapá do Maranhão, Boa Vista do Gurupi, Cândido Mendes, Carutapera, Centro do Guilherme, Centro Novo do Maranhão, Godofredo Viana, Governador Nunes Freire, Junco do Maranhão, Luís Domingues, Maracaçumé, Maranhãozinho, Presidente Médici e Santa Luzia do Paruá), está sendo atendida pela Agente Territorial de Cultura, Tarssianne Rodrigues.

Natural de Godofredo Viana, Tarssianne iniciou sua participação na cultura ainda criança, fazendo parte de grupos folclóricos. Hoje, ela é técnica em turismo e também formada em hotelaria e história.

A importância do programa para a cultura local

"Esse momento é muito importante para a cena cultural do meu município e de toda a região. Tenho certeza de que a nossa cultura não se restringe apenas aos eventos e festas juninas. O programa busca democratizar o acesso às políticas culturais e orientar nas mais diversas formas de se fazer cultura. Para isso, ouvir os fazedores de cultura e contar com a participação popular é fundamental.

Uma vez que a região possui a mistura da cultura paraense e da cultura maranhense, percebeu-se que, com o passar dos anos, vêm se perdendo as tradições, bem como as histórias dos antepassados. Em grande parte das cidades da região, as pessoas pouco conhecem sua história. Como a cultura é mutável, faz-se necessário executar ações que resgatem e valorizem a cultura local. Vale deixar claro que isso não significa a solução, mas certamente é o início de uma base para que surjam outros interessados que possam continuar e promover a cultura", explicou a agente.

Como participar do mapeamento cultural

Atualmente, Tarssianne está coletando informações via formulário on-line, que tem como objetivo identificar as práticas, tradições, eventos e a história da comunidade. Este é um dos muitos passos para preservar a cultura local, promovendo o reconhecimento e a valorização das tradições.

📌 Responda o formulário clicando abaixo:
🔗 Clique aqui para responder

📌 Conheça as ações do Ministério da Cultura:
🔗 Acesse o site do MinC

A cultura precisa ser valorizada!

A cultura é mutável e precisa ser preservada. Esse programa representa um passo essencial para fortalecer e valorizar as tradições locais, garantindo que as futuras gerações conheçam e celebrem a riqueza cultural da nossa região!

Edição: Ministério da Cultura e Tarssianne Rodrigues 

Manoel Sousa

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem